Como cuidar melhor de seu bebê
Antes do nascimento: O pré-natal é capaz de evitar a cegueira já antes do nascimento. A rubéola e a toxoplasmose são algumas doenças capazes de causar a cegueira e até lesões neurológicas permanentes. São exemplos de doenças transmitidas durante a gestação.
 
O bebê já nasce enxergando?
Não, o bebê apenas percebe luz e vultos; mas 90% da visão se desenvolve até os 2 primeiros anos do bebê. Com o passar dos meses, se estiver tudo bem com seus olhos, irá desenvolver progressivamente. Próximo aos sete anos de idade, a visão estará completamente desenvolvida.
 
Qualquer doença ocular ao nascimento, como a catarata e o glaucoma congênito, pode prejudicar a visão.
O teste do reflexo vermelho, também chamado de “teste do olhinho”, deve ser realizado ainda na maternidade.
 
Alterações Perinatais
A oftalmia neonatal é tipo de conjuntivite que afeta crianças menores de 28 dias de nascimento. Ela é causada pela infecção durante o parto, em virtude de múltiplos fatores. Para minimizar o risco de contaminação, ainda na sala de parto, profissionais de saúde aplicam gotas de nitrato de prata nos olhos no recém-nascido.
O bebê, em seus primeiros dias de vida, pode apresentar obstrução do canal lacrimal (dacriocistite). Se isso ocorrer, ele deve ser examinado por um oftalmologista, que poderá indicar o tratamento correto.
Sugere-se levar, com urgência, ao médico oftalmologista o bebê que, ao nascer, tiver mancha branca na menina dos olhos, olhos anormalmente grandes, ou ainda que não suportem claridade.
 
Como limpar os olhos do seu bebê?
Utilize gaze ou um pano limpo umedecido em água filtrada e/ou previamente fervida. Faça movimentos delicados sem apertar os olhos de sue filho.
 
 
Degeneração Macular >
< Conjuntivite