Glaucoma
Glaucoma é uma doença do nervo óptico que pode levar a cegueira. Caracteriza-se por uma perda progressiva das fibras do nervo óptico. Ocorre perda do campo de visão periférico, preservando a visão central até estagios mais avançados da doença. O exame oftalmológico de rotina é fundamental para diagnótico precoce do glaucoma, única forma de prevenir a perda da visão. A presença de familiares com glaucoma aumenta a possibilidade de se desenvolver a doença.
 
O paciente com glaucoma necessita acompanhamento contínuo. Os exames auxiliares como: campimetria (campo visual), tonometria (medida da pressão), OCT, paquimetria e retinografia são frequentemente utilizados o para acompanhamento desses pacientes.
 
O tratamento é realizado com colírios , laser ou cirurgia, com objetivo de diminuir a pressão intra-ocular. Dentre as diferentes formas de glaucoma, o glaucoma agudo é considerado uma emergência. Caracteriza-se por acometer pacientes com idade acima 60 anos, que apresentam olho vermelho, muita dor, embaçamento e pressão ocular extremamente elevada.
 
 
Hemorragia Subconjuntival >
  < Estrabismo