Pálpebras
Nas nossas pálpebras, junto aos folículos pilosos dos nossos cílios, temos glândulas sebáceas, produtoras de gordura, responsáveis por produzir um dos componentes da lágrima.
 
O terçol (hordéolo) ocorre quando há obstrução destas glândulas. Um dos principais fatores de risco para o surgimento do terçol é a blefarite, uma condição onde há inflamação na margem das pálpebras, com aumento da secreção gordurosa ao redor dos cílios e a aparência de que há caspa nos mesmos.
 
terçol se caracteriza por um pequeno nódulo avermelhado nas pálpebras que pode se parecer com uma pequena espinha, associado a inchaço e dor local.
 
O terçol não é uma doença contagiosa. O tratamento é feito com compressas mornas e as vezes pomada (antibiótico e corticóide).
 
Calázio ocorre quando há obstrução de glândulas localizadas nas pálpebras superiores ou inferiores. Caracteriza-se por uma tumoração indolor, o que o diferencia do terçol.
 
ptose é a queda de uma ou de ambas as pálpebras. Pode ter diversas causas e o tratamento vai depender da causa, da severidade e de outras características que o médico observa no exame.Quando a borda da pálpebra se vira para dentro, essa condição recebe o nome de entrópio, (os cílios passam a raspar a superfície do olho, causando incomodo) e quando se vira para o lado de fora, deixando a conjuntiva exposta, chama-se ectrópio. A correção pode ser feita através de cirurgia (Plástica Ocular).
 
 
Presbiopia >
< Miopia